FATORES QUE INFLUENCIAM O RENDIMENTO DO AQUECEDOR SOLAR

O uso do sistema de Aquecimento Solar para aquecer a água, se torna cada vez mais comum nos lares brasileiros. Sua utilização, além de promover economia financeira, nos beneficia com banhos extremamente confortáveis, revigorando não só o nosso corpo, mas também nossa mente, dia após dia.

Com o aumento da utilização desse equipamento, você pode notar alguma variação na eficiência do equipamento com certo tempo de uso, por isso, resolvi fazer este post para que você entenda como manter o alto desempenho do seu equipamento. Vamos lá?

Resíduos e sujeiras

Este é um dos principais fatores que podem estar reduzindo o rendimento do seu Aquecedor Solar. A poeira ou até mesmo o pó de asfalto, são os resíduos mais comuns encontrados nos coletores, e em poucos meses esses resíduos irão reduzir a capacidade de absorção da energia extraída do Sol.

Para resolver isso, você pode fazer a limpeza dos coletores com água e sabão utilizando um pano ou até mesmo uma vassoura. Há também alguns profissionais que fazem esse tipo de serviço, se você preferir.

Sombreamento nos Coletores

A sombra, seja ela causada por edificações, árvores, ou algum outro objeto, irá prejudicar o rendimento do Sistema Solar.  Em algumas estações do ano, como no inverno por exemplo, o posicionamento da terra em relação ao Sol (translação) é diferente se comparado ao verão, assim a direção dos raios solares também muda. Então, mesmo que em algumas épocas do ano não haja sombra nos coletores, em outras, pode haver.

Assim, se o seu sistema estiver com baixo rendimento, uma importante observação que você pode fazer é verificar a incidência dos raios solares nos coletores.

Clima

Além do inverno, o clima em outras estações do ano pode influenciar no rendimento, principalmente em épocas chuvosas em que as nuvens prejudicam a passagem dos raios.

Temperatura ambiente

O abastecimento de água do Aquecedor Solar é outro fator importante a ser destacado. No inverno, é possível que a água reduza sua temperatura, assim o equipamento terá um maior esforço para aquecê-la e seu rendimento será menor do que no verão.

Bônus: Aumento de Consumo

O aumento no tempo de banho, na quantidade de banhos diários ou do uso nas torneiras, influencia diretamente a sua percepção de rendimento do equipamento. Porém na prática, o que ocorreu foi um aumento no consumo de água quente, além do limite do Aquecedor Solar.

Entenda se houve mudança no comportamento de uso, pois principalmente durante o frio, tendemos utilizar mais a água quente na cozinha e também durante os banhos. Esse aumento de consumo pode parecer inofensivo, mas as vezes acaba sendo o vilão.

Agora se você percebeu que o seu equipamento já está no final da sua vida útil, e precisa ser substituído, solicite uma visita técnica com a gente. Temos vários especialistas que podem lhe atender. 😉


Gostou do post? Comente e nos ajude a criar novos conteúdos.

Até breve!

Deixe um comentário