Energia Fotovoltaica

O que é?

A Energia Fotovoltaica ou Energia Solar Fotovoltaica, é a energia gerada por painéis solares a partir da radiação solar que incide sobre eles. Através de todo o sistema, a energia é gerada e convertida para ser utilizada em equipamentos de uma residência ou algum empreendimento. É o mesmo tipo de energia que usamos diariamente em nossas casas, porém é mais barata a longo prazo, totalmente ecológica, não poluente e sua fonte é inesgotável.

Como funciona?

A radiação solar é captada por painéis solares (células fotovoltaicas). Nesses painéis, que normalmente são fabricados com um material chamado silício (semicondutor), essa radiação é convertida diretamente em energia elétrica e esse processo é chamado efeito fotovoltaico. 

A energia gerada pelos painéis, passa por um inversor, que é o responsável por transformá-la em corrente alterada, e em seguida ela é entregue à companhia elétrica da região e/ou quadro de distribuição. Podem também ser utilizadas baterias para o armazenamento da energia gerada, porém não é um recurso muito utilizado pelo fato de tornar inviável o projeto, pois o investimento aumenta consideravelmente.

Deixe um comentário